terça-feira, 2 de setembro de 2014

Viva La Evolución




Na semana passada fiz uma rápida análise sobre o novo filme das tartarugas ninjas, e nele, citei que um dos fatores que mais me chamaram a atenção foram os efeitos especiais aplicados nas cenas de ação e nas feições dos personagens.

Foto: Reprodução

As tentativas de inserir efeitos especiais no cinema foram muitos, e se aprofundarmos um pouco na história, vamos encontrar um cineasta francês chamado George Méliès, criador do filme Viagem à lua (1902) que inovou pela presença de lindas pinturas que incrementam os cenários, e utilizando uma técnica chamada Stop Motion. 

O filme foi um sucesso de inovação para a época e consegue impressionar até nos dias de hoje. Se tornando ponto de referência para diversos produtores, diretores e artistas.

Foto: Reprodução

Conforme os anos foram se passando e os efeitos especiais evoluindo, presenciamos filmes como Metrópolis (1927) de Fritz Lang, uma ficção científica criada na Alemanha, que para muitos é considerado o pai de Star Wars. 

Inovou por conseguir transformar seus atores em miniaturas através de uma técnica de projeção com espelhos, e assim, sendo inseridos na maquete bem produzida da cidade. 

Mas adiante, com os avanços tecnológicos esse efeito passou a ser substituído pelo Chroma key, a famosa tela verde, com isso, a estabilidade de realizar gravações apenas dentro do estúdio se tornou maior.



Vários outros filmes com grandes produções de efeitos especiais valem a pena serem citados, como, por exemplo:

 Jurassic Park (1993)

Foto: Reprodução

Com gigantescos dinossauros que foram criados através de uma fusão de robôs e efeitos digitais, e até hoje é impressionante assistir esse filme e perceber os detalhes de cada um dos animais jurássicos. 

Não levando em consideração apenas as aparências, mas como também o olhar, os gestos e as movimentações.

Star Wars (1977)

Foto: Reprodução

O primeiro filme da saga de George Lucas foi o pioneiro da utilização de computação no cinema. E com isso se adquiriu um resultado impressionante com as explosões espaciais, efeitos de luz e de movimentação.

Depois de lembrar desses clássicos que são capazes de fazer os olhos brilharem até hoje, vou falar sobre o sistema de captura de movimentos que está cada vez mais se popularizando na indústria cinematográfica.

Tudo funciona através de um traje especial, que permite o computador capturar as expressões faciais e movimentos corporais, para depois serem editadas em um software e inseridas nos filmes. 

Atualmente essa técnica também é muito utilizada para criação de jogos eletrônicos e animações.

Alguns personagens feitos com a captura de movimentos:

Gollum (O Senhor dos Anéis)

Foto: Reprodução

Hulk (Os Vingadores)

Foto: Reprodução

No novo Planeta dos macacos, todos os primatas foram feitos com essa tecnologia.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Abraços, Brayan Laurentis


Nenhum comentário:

Postar um comentário